Desenvolvimento Econômico

Badesul apoiou projeto da maior tirolesa urbana do mundo, em Feliz

Publicação:

Maior tirolesa urbana do mundo fica em Feliz
Maior tirolesa urbana do mundo fica em Feliz, no Vale do Caí - Foto: Guilherme Birck
Por Ascom Badesul

O Badesul Desenvolvimento apoiou o projeto de implantação da maior tirolesa do mundo, que será inaugurada no próximo sábado (20/4), às 10h, na Torre Multiatividades, no Parque Municipal de Feliz. Ao todo, foram concedidos R$ 800 mil, por meio do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), para o empreendimento localizado no complexo de Turismo de Natureza Happy Valen, na ERS-452, que liga Gramado e Canela a Bento Gonçalves e região da Serra, e a apenas 80km de Porto Alegre e 45km de Caxias do Sul.

Uma das principais atrações do complexo é a tirolesa com 2,5 quilômetros de extensão que parte de 330 metros de altitude, do Welt Platz, um parque com vista panorâmica para todo o Vale do Caí. A chegada ocorre na Torre Multiatividades do Parque Municipal de Feliz e a velocidade pode alcançar de 80 a 100 quilômetros por hora. A diversão é acessível, podendo ser aproveitada por pessoas com algum tipo de dificuldade motora ou cadeirantes.

“É uma satisfação termos contribuído para viabilizar esse complexo, que contou com investimento total superior a R$ 8 milhões e possui potencial para impulsionar o turismo de aventura e natureza no Vale do Caí”, afirmou o presidente do Badesul, Claudio Gastal.

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, considera o apoio a empresas que fomentam o turismo como uma grande oportunidade. “Um incentivo desta proporção não repercute somente no setor turístico. Ele gera uma reação em cadeia que contribui para todos os negócios ao redor, criando novos empregos e contribuindo para a economia da região e do Estado como um todo”, observou.

“Receber um aporte financeiro com carência foi imprescindível, principalmente no início do empreendimento quando os recursos eram escassos diante da alta saída de valores”, declarou o CEO do Happy Valen, Henrique Rauber. O empresário e idealizador da iniciativa protocolou o pedido de crédito à agência de fomento em julho de 2023. “Na época, não era possível nem colocar o complexo como garantia, pois ele não existia ainda. Felizmente utilizamos o Fungetur, que é oferecido de forma pioneira pelo Badesul, uma das únicas instituições gaúchas a trabalhar com essa linha”, concluiu.

O Badesul é agência de fomento vinculada à Sedec.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico