Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Grupo de trabalho define etapas do Fundopem 4.0

Publicação:

Fundopem / RS
Fundopem / RS

O grupo responsável pela elaboração Fundopem 4.0 iniciou nesta quinta-feira (16), por videoconferência, a fase de detalhamento e formatação do plano de trabalho para execução do projeto. Constituído por integrantes do Sistema Estadual para Atração e Desenvolvimento de Atividades Produtivas (Seadap) e por representantes da assessoria jurídica da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Rio Grande do Sul (Sedetur), a equipe definiu expectativas, objetivos, alcance, entregas e fases para a modernização do programa.

Redução no tempo de espera para concessão de incentivo às indústrias, atendimento mais amplo aos pequenos e médios empresários, mais agilidade e transparência nas informações junto aos órgãos de controle e tornar o processo 100% digital são as principais metas.

“A aplicação do formato digital traz mais transparência aos processos e reduz a burocracia para as empresas que querem investir no Rio Grande do Sul, o que é um benefício muito relevante para melhorar o nosso ambiente de negócios”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS, Rodrigo Lorenzoni.

O Fundopem é o principal programa de atração de investimentos do Estado. A nova versão contará com o desenvolvimento de um aplicativo e site. “Serão duas fases: modernização da legislação que já iniciamos e o desenvolvimento da plataforma”, destaca o Coordenador Adjunto do Seadap, Gustavo Rech.

O cronograma prevê que a revisão das regras que compõe o Fundopem seja concluída até setembro deste ano. O foco é reduzir as etapas para o acesso ao programa.  A digitalização será dividida em: desenvolvimento das plataformas para a concessão do incentivo e para a implementação do mesmo. O objetivo é que o acesso ao novo modelo do programa esteja disponível no segundo semestre de 2021.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico